Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade

    09/05/2025

    Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3

    09/05/2025

    Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025

    09/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 9
    EM DESTAQUE
    • Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade
    • Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3
    • Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025
    • Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025
    • Primeira carteira aberta de criptomoedas: Renato Albani compartilha jornada com o público e recebe consultoria de Thiago Nigro
    • NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação
    • BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log
    • Hospitalar 2025 promove ações sociais e amplia impacto no setor da saúde
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»ECONOMIA»Tendências do e-commerce para 2025: O que as marcas devem saber?
    ECONOMIA

    Tendências do e-commerce para 2025: O que as marcas devem saber?

    21/12/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    *Por Lucas Castellani, CEO da Cartpanda

    Se você já acha que o e-commerce brasileiro está repleto de novidades, prepare-se: 2025 promete ser ainda mais dinâmico. A cada final de ano, o setor revisita suas estratégias, impulsionado por duas grandes datas de consumo: a Black Friday e o Natal. Essas promoções não apenas movimentam a economia, mas também dão um novo impulso para as lojas iniciarem um ciclo promissor. Em janeiro, a demanda sazonal do verão e a volta às aulas ganham destaque, com novas promoções surgindo para atrair e fidelizar novos consumidores. Em 2024, o e-commerce nacional deve faturar R$ 204,27 bilhões, representando um crescimento de 10% em relação ao ano anterior, com projeções ainda mais altas para o futuro.

    O grande destaque para 2025 será a tecnologia. Sistemas de pagamento digitais e instantâneos, experiências imersivas e consumidores cada vez mais exigentes mudarão a forma como as marcas se relacionam com o público. Em um mercado altamente competitivo, disputado por grandes players, as empresas precisarão se destacar por meio de diferenciais sólidos e bem estruturados, capazes de atender às particularidades de diferentes gerações. A pergunta que fica é: Quais tendências para 2025 que devem estar no radar das marcas?

    1. Personalização 

    Você já notou como algumas lojas conseguem recomendar exatamente o que você queria, sem saber? Em 2025, isso será ainda mais intensificado. A inteligência artificial se tornará ainda mais sofisticada, analisando comportamentos, preferências e até mesmo prevendo futuras compras. Ela ajudará na personalização de mensagens, anúncios e no ajuste do layout do site conforme o perfil de cada usuário.

    Anúncios, lives interativas e links diretos estarão cada vez mais adaptados de forma única para cada consumidor, tornando a experiência de compra mais fluida e impulsionando as vendas. Em 2025, as compras em aplicativos como Instagram, Pinterest e TikTok se tornarão ainda mais populares, transformando essas plataformas em ferramentas essenciais para o comércio. Além disso, o conteúdo gerado pelos próprios usuários (UGC) ganhará ainda mais relevância, promovendo uma interação mais genuína entre as marcas e suas comunidades, ao apresentar experiências reais que influenciam diretamente as decisões de compra.

    2. Experiências Imersivas 

    Em 2025, ferramentas como Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) irão revolucionar as compras online. Os consumidores poderão experimentar produtos, desde roupas até móveis, no conforto de suas casas antes de concluir a compra, trazendo mais agilidade e segurança ao processo, além de reduzir a incidência de trocas. E o metaverso? Prepare-se para criar um avatar e explorar shoppings virtuais, interagindo com produtos de forma imersiva, como se estivesse em uma loja física.

    3. E-commerce verde 

    Atualmente, muitos consumidores, especialmente da Geração Z (13 a 28 anos), preferem marcas que respeitam o meio ambiente, mas em 2025 isso será um requisito essencial. Empresas que adotarem embalagens recicláveis, investirem em logística sustentável e se comprometerem com práticas éticas terão uma vantagem competitiva. Além disso, o uso do blockchain permitirá que os consumidores acompanhem, de ponta a ponta, a jornada dos produtos adquiridos, aumentando a transparência. Para conquistar a confiança desse público cada vez mais consciente, a autenticidade e a responsabilidade serão fundamentais.

    4. Pagamentos práticos e digitais 

    Os pagamentos com cartão e boleto ainda estarão presentes, mas serão cada vez mais compartilhados com carteiras digitais, Pix e criptomoedas. O Pix, por exemplo, deve ultrapassar o cartão de crédito em 2025, representando 44% das transações no e-commerce brasileiro. O modelo BNPL (Buy Now, Pay Later) também seguirá em crescimento, permitindo que os consumidores fechem suas compras sem extrapolar o orçamento. Além disso, as criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum, terão maior relevância, principalmente nas compras internacionais, oferecendo às lojas uma oportunidade de atrair um público jovem e antenado.

    5. Omnicanalidade 2.0 

    Em 2025, a omnicanalidade será levada a um novo patamar. Imagine começar uma compra no aplicativo, retirar o produto na loja física e, caso não goste, devolver pelo site – tudo de forma simples e integrada. Empresas que conseguirem unir perfeitamente seus canais online e offline oferecerão uma experiência de compra mais fluida e satisfatória, conquistando a fidelidade dos clientes. Já as marcas que continuarem tratando esses mundos de forma isolada, correrão o risco de ficar para trás.

    Investir em tecnologias facilitadoras, como plataformas de vendas eficientes, ferramentas de personalização e análise de dados, é essencial para criar uma experiência única que surpreenda o cliente, oferecendo agilidade, transparência e omnicanalidade. Empresas que se preocupam genuinamente com o cliente e seu contexto se destacam no mercado. O que você faz hoje será determinante para o sucesso futuro, e as tendências do e-commerce deixam claro que quem inova, conquista.

    *Lucas Castellani começou a empreender na internet desde jovem. Com menos de 30 anos, criou uma plataforma de e-commerce, hoje extinta, que chegou a faturar mais de R$25 milhões de reais em vendas no mundo todo. Após perceber que o mercado brasileiro estava precisando de melhores plataformas para vender online, começou a trabalhar com a Cartpanda que, em 2021, foi apoiada pela Y Combinator – uma das maiores aceleradoras do mundo.

     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    GIOVANNA MONTAGNER FERNANDES
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3

    09/05/2025

    Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade

    09/05/2025

    Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025

    09/05/2025
    EM DESTAQUE

    BA faz 6,7 mil cirurgias plásticas pelo SUS, e consórcios para estética disparam

    11/11/20241

    Programação natalina do Shopping Central Park tem oficinas, corais e parada musical

    29/11/20240

    Aborto legal e as idiossincrasias reinantes no Congresso Nacional

    14/06/20240

    O “Temperando O Papo” do último sábado (20) recebeu Idê Guimarães, a Rainha do Calcário

    23/07/20240

    Ana Paula Gonçalves lança "O Brasil mostra a sua cara: Vale Tudo, a telenovela que escancarou a elite e a corrupção brasileira"

    02/12/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes

    09/05/2025

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.