Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade

    09/05/2025

    Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3

    09/05/2025

    Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025

    09/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 9
    EM DESTAQUE
    • Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade
    • Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3
    • Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025
    • Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025
    • Primeira carteira aberta de criptomoedas: Renato Albani compartilha jornada com o público e recebe consultoria de Thiago Nigro
    • NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação
    • BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log
    • Hospitalar 2025 promove ações sociais e amplia impacto no setor da saúde
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»ESTADOS»São Paulo»Todas as estações da CPTM terão serviço para atendimento em Libras
    São Paulo

    Todas as estações da CPTM terão serviço para atendimento em Libras

    18/12/202300
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Download(Imagem: CPTM)

    As 57 estações das cinco linhas da CPTM terão à disposição das pessoas surdas a plataforma digital ICOM para atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) a partir de janeiro de 2024. A assinatura do contrato de prestação de serviço, entre CPTM e a AME – gestora da plataforma, ocorreu na quarta-feira (13) na Estação Tatuapé, da Linha 11-Coral, com participação dos secretários dos Transportes Metropolitanos (STM), Marco Antonio Assalve, dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), Marcos da Costa, dos presidentes da CPTM, Pedro Moro, e da AME, José Araújo Neto.

    “A implementação do atendimento em Libras nas estações da CPTM é um passo significativo na direção certa. Ao oferecermos serviços adaptados, não apenas respeitamos a diversidade presente em nossa sociedade, mas também promovemos um ambiente onde a inclusão é a norma, não a exceção. Este projeto não se trata apenas de cumprir uma obrigação legal, mas sim de adotar uma postura proativa em prol da igualdade e da justiça social”, afirma Marco Antonio Assalve, Secretário dos Transportes Metropolitanos.

    A tecnologia ICOM permitirá a triangulação entre o passageiro surdo, empregado da CPTM e um intérprete de Libras por meio de videochamada, viabilizando a comunicação entre o passageiro e o colaborador.

    Com duração contratual de 15 meses, a iniciativa pretende implementar canais de acessibilidade e inclusão aos mais de 1,6 milhão de passageiros transportados diariamente pela empresa. “A iniciativa é parte da estratégia do Comitê de Clientes para melhorar a experiência e a jornada do passageiro ao longo das viagens e deslocamentos nas estações e trens”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.

    Comitê de Clientes da CPTM

    Idealizado para entender de maneira mais profunda as necessidades e expectativas dos clientes, o Comitê tem a função de acolher as demandas frequentes e avaliar as experiências dos passageiros, transformando em soluções para a melhoria contínua na prestação de serviço.

    José Araújo Neto, presidente da AME comenta que “o ICOM é uma iniciativa da AME para dar voz a todos que enfrentam dificuldades na comunicação. Nosso objetivo principal é oferecer às empresas um recurso digital acessível e personalizado para atender os cidadãos surdos em sua língua natural, a Libras, conforme preconiza a legislação brasileira.”

    Na prática, a plataforma vai auxiliar os passageiros e agentes de atendimento das linhas a intermediar a conversa entre uma pessoa surda, fluente em Libras, e uma pessoa ouvinte. Quando acionar o serviço, a pessoa será atendida por um tradutor intérprete em Libras, devidamente certificado, que fará a intermediação do diálogo e tradução das duas línguas, facilitando a comunicação e a inclusão social.

    “A parceria entre a CPTM e o ICOM em São Paulo é mais que um elo entre instituições; é o direito de ir e vir por meio de trilhos de equidade, possibilitando a todos o caminho para exercer plenamente seus direitos”, afirmou Cid Torquato, CEO do ICOM.

    ”Viabilizar o atendimento em Libras é uma quebra de paradigmas e mais um passo em prol da inclusão das pessoas com deficiência auditiva. Pensando nisso, nós anunciamos em outubro o programa São Paulo São Libras, também em parceria com o ICOM, que disponibiliza a Central de Interpretação de Libras nos serviços estaduais. Já implementamos a iniciativa nas delegacias e todos os demais serviços estaduais também receberão o programa de forma gradual. O Governo de São Paulo atua para todos”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

    Quando acionado por meio do aplicativo do ICOM, o serviço é gratuito, sem consumo de pacote de dados do usuário surdo, e estará disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além das estações, Ouvidoria e canais de Relacionamento com Passageiro da CPTM também terão acesso à plataforma.

    São Paulo São Libras
    A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência viabilizou, no mês de outubro, o programa São Paulo São Libras, para oferecer atendimento em Libras a pessoas surdas em órgãos estaduais que prestam serviços presenciais ao público. Anunciado pelo governador Tarcísio de Freitas, o programa São Paulo São Libras permite que servidores acionem intérpretes de Libras por meio de videochamada para facilitar a comunicação com pessoas com deficiência auditiva.

    “É mais um importante passo na direção da inclusão para romper barreiras de comunicação e possibilitar o acesso a serviços públicos. Às vezes, são coisas simples, mas que representam um obstáculo intransponível para pessoas com deficiência auditiva. Agora, com o programa São Paulo São Libras, começamos pelas delegacias de polícia, mas é algo que vai ganhar corpo”, afirmou Tarcísio em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.

    Sobre o ICOM
    ICOM é a Plataforma de Atendimento em Língua de Sinais que adiciona uma camada de acessibilidade ao atendimento do setor privado e público, permitindo a comunicação com os clientes surdos no seu próprio idioma – Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

    Sobre AME
    A AME é uma ONG que atua para favorecer a inclusão de pessoas que se deparam com barreiras e desvantagens na relação com a sociedade em função de condições cognitivas, sensoriais, físicas ou motoras. Acumula, ao longo de sua história com mais de três décadas, sólida experiência no desenvolvimento de projetos e ações em parceria com empresas e órgãos da administração pública para ampliar as oportunidades de acesso e participação das pessoas com deficiência em ambientes corporativos e sociais. Na última década, com a criação de seu laboratório de tecnologia assistiva, o AME Lab, a digitalização dos serviços e produtos da AME é uma realidade que oferece uma vida mais autônoma e independente para as pessoas com deficiência. O ICOM nasceu do AME Lab para dar voz a todos que enfrentam dificuldade na comunicação, assegurando diálogos sem barreiras.

    Sobre a CPTM
    A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende moradores de 18 municípios, incluindo a capital.

    Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
    https://bit.ly/govspnozap

    O post Todas as estações da CPTM terão serviço para atendimento em Libras apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

    Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

    Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
    U | U
    U

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Adolescentes da Fundação CASA de São Bernardo participam de workshop de boxe

    08/05/2025

    Adolescentes da Fundação CASA de Guarujá mergulham na história afro-brasileira em visita ao Museu Afro

    08/05/2025

    Jovens da Fundação CASA de Campinas participam de oficina de Coquetelaria no Senac

    07/05/2025
    EM DESTAQUE

    Vitamina K2 pode ajudar na prevenção e controle da calcificação arterial

    24/01/20240

    Sanidade vegetal: produtor deve entregar resultado de vistoria para cancro e greening

    19/06/20240

    Amazonas: seca prolongada provoca crise na atividade pesqueira

    05/10/20230

    Vem aí as Oficinas de Biscoito do Shopping Santa Cruz

    14/04/20250

    Uma combinação perigosa: mudança climática e falta de fé na ciência

    17/09/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes

    09/05/2025

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.