Em um mundo cada vez mais conectado, a habilidade da compreensão da fala do outro é essencial no aprendizado de novos idiomas. No entanto, em muitas escolas e aulas de idiomas, esse aspecto é pouco estudado. Essa percepção surgiu quando Carolina Moraes, vice-presidente de desenvolvimento de negócios no Jiveworld, se mudou do Brasil para buscar uma pós-graduação na Califórnia aos 22 anos. Apesar de ter obtido uma excelente pontuação no TOEFL (exame de proficiência da língua inglesa), ao chegar ao país, ela enfrentou um desafio inesperado: a barreira da escuta. No aeroporto, já encontrou dificuldades para entender a língua inglesa.
Para preencher essa lacuna e auxiliar outras pessoas com a mesma dificuldade, Carolina se voltou para o Jiveworld, um aplicativo, com forte presença nos Estados Unidos, que visa fortalecer as habilidades do entendimento em diferentes idiomas. A plataforma, inicialmente criada para falantes de inglês que desejam aprimorar seu espanhol, agora se expande com o lançamento do Jiveworld English. A empresa foi fundada por Daniel Raynaud, ex-executivo do Google, com uma equipe de ex-Googlers. Carolina, que trabalhou por vários anos com Daniel no Google, foi uma das primeiras a se juntar ao time, ajudando a criar uma ferramenta que ensina idiomas através de histórias autênticas.
Carolina acredita que uma abordagem de ensino focada na escuta, por meio de áudios com histórias e narrativas de alguns dos podcasts mais renomados dos EUA, como This American Life e Radiolab, grandes referências no meio. Além da variedade de estilos que o app oferece ao usuário, como por exemplo: monólogos com The Moth, radionovelas com The Truth, entrevistas dinâmicas com múltiplos interlocutores com Radiolab, com dois hosts, e entrevistas de altíssima qualidade sobre a vida americana com This American Life, considerado uma referência e o “pai” dos podcasts, tudo pensado para que os brasileiros, principalmente, em níveis intermediário e avançado de inglês desenvolvam o poder da audição assertiva, melhorando assim seu entendimento do idioma.
“Eu acredito que brasileiros, especialmente em níveis intermediário e avançado de inglês, podem se beneficiar muito da abordagem de aprendizado por meio de histórias, pois muitos adoram podcasts e narrativas”, comenta Carolina
O aplicativo oferece uma experiência imersiva em uma plataforma interativa, permitindo que os usuários escutem a língua inglesa de diversas maneiras e sotaques, explorando a riqueza das culturas dos países de língua inglesa. Caso necessário, os usuários podem selecionar e salvar as expressões para revisar e estudar mais tarde, ouvir novamente e até escolher a velocidade do áudio. Além disso, por meio de lições curtas e interativas, como os “Soundbites”, e encontros online, os aprendizes têm a oportunidade de praticar o inglês em contextos do mundo real e o app também oferece a inclusão de notas que ajudam a contextualizar as histórias.
Outro ponto inovador é que o Jiveworld English tem uma plataforma exclusiva para professores da língua inglesa, onde é possível criar atividades, definir prazos e monitorar o progresso individual e da turma, facilitando o acompanhamento e a gestão das atividades dos alunos. Carolina destaca que a empresa está focada em alcançar novos usuários e a firmar parcerias com escolas e universidades, incluindo escolas de inglês. Pois acredita que o conteúdo autêntico, feito de falantes de inglês para falantes de inglês, pode ser um excelente complemento nesses ambientes. Além disso, também existe a possibilidade de parcerias com empresas que queiram oferecer o aplicativo para seus funcionários, ajudando-os a melhorar a compreensão auditiva e a entender o inglês como ele realmente é falado no dia a dia.
“Eu espero que o aplicativo seja reconhecido e muito utilizado pelos brasileiros. Acredito que seja uma ótima oportunidade de desenvolver a escuta e melhorar ainda mais a compreensão da língua inglesa”, finaliza Carolina.
Sobre o Jiveworld
O Jiveworld English é um aplicativo voltado para brasileiros que desejam treinar a escuta em inglês e, consequentemente, expandir o seu vocabulário no idioma. Com o objetivo de ensinar o inglês que é falado na vida real, o app reúne diversos áudios de podcasts famosos nos Estados Unidos com uma metodologia diferenciada e inovadora para o treinamento da língua inglesa voltado para o entendimento e compreensão do idioma.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA PALHARES
carolina.palhares@mgapress.com.br