Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Parceiros da Educação critica formação de professores por EAD e vê medida como retrocesso para a já deficitária educação brasileira

    15/05/2025

    O descompasso do Governo Trump

    15/05/2025

    Câmara Municipal de Goiânia homenageia CBDU em sessão especial aos desportistas

    15/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    quinta-feira, maio 15
    EM DESTAQUE
    • Parceiros da Educação critica formação de professores por EAD e vê medida como retrocesso para a já deficitária educação brasileira
    • O descompasso do Governo Trump
    • Câmara Municipal de Goiânia homenageia CBDU em sessão especial aos desportistas
    • APAS Show 2025: Prosegur Cash apresenta cofre inteligente com opção de saque via Pix e conta digital para o varejo
    • Violência contra a mulher é tema de documentário da Manjericão Filmes
    • Arte de Inovar: Sorocaba (SP) recebe evento que transforma jovens em agentes da inovação e sustentabilidade
    • Os impactos da reforma tributária no comércio exterior para as empresas brasileiras
    • E se o caso Diddy tivesse acontecido no Brasil? Advogado criminalista analisa como a Justiça brasileira lidaria com acusações semelhantes
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»ECONOMIA»Um paralelo entre o comércio exterior e o mercado imobiliário
    ECONOMIA

    Um paralelo entre o comércio exterior e o mercado imobiliário

    02/05/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Por Larissa Anselmo, diretora de expansão do Grupo 3S CORP Soluções Internacionais

     

    Seja dentro do comércio internacional ou do mercado imobiliário, a alocação de espaço é uma parte importante das estratégias bem sucedidas nos dois segmentos. Cada mercado, com suas particularidades, enfrenta ciclos de oferta e demanda que definem a dinâmica de preços e fluxos. Mas, diferente entre si, em um dos lados estão os investidores e, do outro, as empresas que utilizam da logística internacional e nacional.

     

    Comércio exterior: o desafio da estratégia logística

    No comércio exterior, a jornada de um produto, desde a produção até a entrega final, é uma sucessão de etapas de alocação de espaço, que começa na fábrica do exterior, passando pelo espaço no contêiner e embarque, chegada no destino e a etapa de desembaraço aduaneiro, até os centros logísticos e transportadoras. A eficiência em cada uma dessas fases é crucial para garantir competitividade e lucratividade.

     

    Ciclo imobiliário: o termômetro do mercado

    O mercado imobiliário, por outro lado, é regido por um ciclo de investimento com quatro fases:

    Superoferta: o aumento na disponibilidade de espaços e a consequente redução nos preços de locação.

    Recessão: a oferta ainda em alta pressiona os preços para baixo, além do esperado.

    Recuperação: uma retomada nos preços de locação acompanhada pela diminuição na taxa de disponibilidade.

    Expansão: a escassez de oferta eleva os preços e incentiva novas construções.

     

    O paralelo entre os dois mundos

    Analisando o comércio exterior através dessa lente imobiliária, conseguimos desenhar um paralelo interessante.

    Superoferta: no contexto atual, a produção asiática, especialmente na China, oferece alta disponibilidade, principalmente pela absurda capacidade de se adequar à demanda de outros países. Assim como no mercado imobiliário, a escolha por um fornecedor de qualidade é decisiva, pois o excesso de opções exige uma seleção minuciosa para garantir qualidade e confiabilidade.

    Recessão (em paralelo, esta fase seria a de Revisão): no desembaraço aduaneiro, o serviço tem passado por um processo de digitalização. Essa transição é análoga à recessão imobiliária, onde ajustes são feitos em resposta às condições de mercado.

    Recuperação: os galpões logísticos estão em fase de recuperação (já entrando na de Expansão, eu diria). Aqui, o aumento das vendas online, após a pandemia, pediu a construção de novos armazéns, principalmente em regiões portuárias. Além de mais oferta, o serviço logístico de armazenagem e transporte tem se especializado de forma acelerada com tecnologia e novas soluções, para absorver a demanda. Nessa fase, similarmente à recuperação dos preços de locação no mercado imobiliário, as estratégias logísticas bem-sucedidas começam a render frutos.

    Expansão: a indústria e o comércio eletrônico estão em expansão. Acredito que podemos considerar vários fatores de influência, como: tremenda capacidade produtiva da indústria asiática, preocupações ambientais com esgotamento de recursos, novas tecnologias e consumo acelerado. Os países têm adequado sua produção para “calibrar” a economia e ganhar competitividade. A demanda aumenta, mas a oferta não consegue responder na mesma velocidade. Isso impulsiona novos investimentos, regulamentações e, assim como na fase de expansão imobiliária, aumento dos preços.

     

    Transporte marítimo: uma maré de desafios neste modal

    O frete marítimo é uma peça central no comércio exterior, mas requer uma estratégia cada vez mais sofisticada. Com poucos navios disponíveis para atender à demanda global crescente e a transição energética impactando o setor, bem como conflitos geopolíticos, prevê-se aumento nos custos de transporte. O paralelo aqui é a relação entre oferta e demanda de espaços comerciais em regiões nobres, onde a escassez aumenta os preços.

     

    Pânico ou aceitação com a recessão? 

    Crises geralmente escondem oportunidades. Pode ser a vez do transporte aéreo de cargas se potencializar. Assim, como as compras online, feitas por pessoa física, crescem em sites do exterior, a demanda pelo frete courier internacional tende a subir. Vimos que condomínios logísticos expandiram diante da demanda, por isso agora pode ser a vez de vermos inovação acelerada nos modais de transporte. 

     

    O segredo do sucesso no comércio internacional

    Muitos importadores acreditam que encontrar um produto no mercado asiático é a chave para o sucesso. No entanto, como pudemos refletir juntos aqui, a compreensão do ciclo de oferta e demanda é fundamental. A escolha de um fornecedor que possa garantir boas estratégias nas demais etapas da cadeia logística, internacional e nacional, se faz importante. 

    Como no mercado imobiliário, onde a localização e o timing de um investimento fazem toda a diferença, no comércio exterior, a visão especialista em cada fase é o que determina a rentabilidade da operação.

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Chega a Chopinzinho, no sudoeste do Paraná, projeto de empreendedorismo gratuito que oferecer capital de R$ 1.500,00 para 3 empreendedores

    15/05/2025

    De bióloga a empresária: a importância de mudar de rumo e seguir uma paixão para se realizar profissionalmente

    15/05/2025

    Transformando o jeito de investir em imóveis no Brasil, IMvester faturou R$ 140 milhões em 2024

    15/05/2025
    EM DESTAQUE

    Setor automotivo vende 198 mil veículos em setembro

    10/10/20230

    Colgate lança movimento para combater a carência dental no Brasil

    12/04/20241

    10 medidas para garantir a segurança das operações na Black Friday

    23/11/20230

    Complexo Tatuapé recebe ponto de venda de ingressos para o Carnaval 2024

    07/12/20230

    Boi gordo registra alta no preço nesta sexta-feira (22)

    21/12/20230
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Modelo Imola Urach faz sucesso com corpo escultural nas redes sociais

    20/08/2024

    Em clima natalino, Wanessa Boyer se veste de Mamãe Noel Sexy nas ruas de Londres

    09/12/2023

    Xarope Expec, da farmacêutica Legrand, amplia a família com lançamento para catarro

    13/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.