Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Dia das Mães: CBD melhora a experiência do maternar

    10/05/2025

    Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental

    10/05/2025

    Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024

    10/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sábado, maio 10
    EM DESTAQUE
    • Dia das Mães: CBD melhora a experiência do maternar
    • Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental
    • Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024
    • Tentativas de fraude online podem ultrapassar R$ 49 milhões no Dia das Mães, aponta ClearSale
    • Demanda dos consumidores por crédito cresce 12,2% em fevereiro, puxada por brasileiros de menor renda, aponta Serasa Experian
    • Juros baixos, prazos mais longos e sem hipoteca: IC explica vantagens de pegar empréstimos no exterior
    • Maternidade e trabalho: um compromisso que vai além da lei
    • Santander conecta empresários de Cuiabá e discute estratégias de planejamento e gestão de recursos
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»Wanessa Camargo, Claudia Leitte, Sandy & Junior e Kelly Key: por que esses artistas não conseguiram emplacar carreira internacional?

    Wanessa Camargo, Claudia Leitte, Sandy & Junior e Kelly Key: por que esses artistas não conseguiram emplacar carreira internacional?

    wilkesousa17/04/202500
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Vanessa Abreu, produtora executiva especializada em internacionalização de carreiras, analisa por que fama e talento no Brasil nem sempre garantem sucesso no exterior.

    De tempos em tempos, artistas brasileiros consagrados decidem apostar em uma carreira internacional. Alguns chegam a lançar álbuns em inglês, assinar com produtoras estrangeiras e participar de premiações globais. Mas, apesar do investimento e da expectativa, poucos conseguem se consolidar fora do país — e muitos acabam retornando ao mercado nacional.

    A convite da reportagem, Vanessa Abreu — produtora executiva com atuação internacional e especialista em estratégias de carreira artística — analisou por que nomes como Wanessa Camargo, Claudia Leitte, Sandy & Junior e Kelly Key não conseguiram firmar uma trajetória fora do Brasil, mesmo com grande visibilidade no mercado nacional.

    “O que funciona no Brasil nem sempre se traduz lá fora. O público internacional é exigente, e o artista precisa se adaptar cultural, linguística e esteticamente. Não basta traduzir a música — tem que traduzir a proposta inteira”, explica Vanessa.

    O que faltou em cada caso?
        •    Wanessa Camargo investiu em uma sonoridade pop voltada ao mercado externo no início dos anos 2000, mas sofreu com a falta de identidade artística definida e uma gestão de imagem inconsistente.
        •    Claudia Leitte chegou a lançar faixas em inglês e se apresentar nos Estados Unidos, mas a ausência de continuidade na narrativa e de uma estratégia de marca comprometeram o projeto.
        •    Sandy & Junior gravaram um álbum em inglês e buscaram espaço no mercado latino e norte-americano, mas enfrentaram barreiras culturais e dificuldades no reposicionamento de imagem.
        •    Kelly Key realizou turnês e gravou músicas nos EUA, mas sem uma estrutura de distribuição global ou engajamento efetivo com o novo público.

    Vanessa aponta que um dos erros mais comuns é tentar replicar fora do Brasil a mesma fórmula que funciona no mercado nacional:

    “Já vi artista sair ovacionado de um show em São Paulo e ser completamente ignorado em um evento em Londres. Lá fora, você precisa quase começar do zero — e muita gente não tem paciência ou humildade pra isso.”

    Apesar dos obstáculos, ela acredita no potencial global da música brasileira — desde que esse movimento venha acompanhado de estratégia, preparo e uma equipe multicultural.

    “Mais do que cantar em outro idioma, é preciso entender a alma da cultura do país onde se quer atuar. Quando comecei a estudar espanhol, tudo mudou quando compreendi a essência da cultura mexicana — e o mesmo aconteceu com o inglês: só fluiu quando comecei a entender a raiz da cultura americana.

    Um ótimo exemplo disso é o Bruno Mars, em sua recente passagem pelo Brasil. Ele não apenas se apresentou: ele mergulhou na cultura brasileira. Falou como um carioca brincando no telefone com uma ‘gatinha’, usou gírias locais, dançou funk e até foi à Lapa — se vestiu literalmente e emocionalmente com a camisa do Brasil.

    Isso mostra que, para ser aceito em outro país, não basta levar sua própria cultura e esperar que ela seja compreendida. É preciso se adaptar, se conectar e descobrir o que faz o coração daquela cultura bater. E é aí que está a verdadeira chave do sucesso global.”

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    ISADORA FERREIRA FABRIS
    [email protected]

    Brasil
    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Dia das Mães: CBD melhora a experiência do maternar

    10/05/2025

    Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental

    10/05/2025

    Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024

    10/05/2025
    EM DESTAQUE

    Setembro Amarelo: Suicídio entre jovens aumenta 6% no Brasil em 11 anos

    03/09/20240

    Cobrança humanizada: como a IA está ajudando na recuperação de crédito 

    28/02/20250

    Rita Von Hunty, Maitê Lourenço, Sheree René Thomas estão entre as atrações do primeiro dia da SI 2023

    06/11/20230

    Férias no Shopping Central Park têm oficinas de jardinagem, mágica e happy hour

    14/01/20251

    Afastamentos por distúrbios mentais disparam no Brasil

    18/07/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Em clima natalino, Wanessa Boyer se veste de Mamãe Noel Sexy nas ruas de Londres

    09/12/2023
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.