Não é de hoje que o brasileiro tem a preferência pelo uso do crédito nas compras – no ano de 2023, segundo a pesquisa Meios de Pagamento da Opinion Box, cartões de crédito foram os preferidos tanto em lojas físicas (49%) quanto no e-commerce (53%). E no Natal deste ano a expectativa é de que essa tendência se mantenha. Contudo, o varejo deve estar atento às condições de pagamento. Diante do cenário econômico atual, os consumidores têm procurado por parcelamentos sem juros.
O desemprego caiu para 6,6% no trimestre encerrado em agosto, segundo o IBGE, e o Índice de Poder de Compra (IPC) da Tendências aponta um crescimento de 10,9% na variação anual em termos reais. Mas o ambiente econômico continua com seus desafios, o que deve trazer um impacto nos principais produtos consumidos durante o Natal. A inflação do Brasil acumulada nos 12 meses encerrados em outubro atingiu 4,76% – 0,26 ponto percentual acima da meta estabelecida pelo governo –, o que afeta os preços dos alimentos e vestuário. Já o dólar acima dos R$ 5,70 aumenta os valores de itens como eletrônicos e eletrodomésticos, muitas vezes adquiridos como presentes.
Para estimular os consumidores, é necessário estar atento a uma tendência de comportamento dos brasileiros de procurar formas de fazer os parcelamentos das compras se encaixarem no orçamento mensal. Em vez de olhar para o valor do total da compra, os clientes focam no valor da parcela. Assim, é recomendável que varejistas dos mais variados segmentos criem estratégias que viabilizem especialmente os parcelamentos sem juros, de modo a atrair mais consumidores neste final de ano.
Em 2024, o Natal deve ser uma data com um aumento moderado nas vendas, com um impacto mais positivo no ticket médio do que no volume de compras. Assim, é fundamental que o mercado esteja preparado para viabilizar o consumo na data, porque as condições financeiras dos consumidores deverão ser mais importantes do que a preferência dos clientes por determinadas marcas.
*Ariane Bete é diretora comercial da DM, grupo de serviços financeiros especializado em gestão de crédito.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VICTOR HUGO DE BERALDINI FELIX
victor.felix@digitaltrix.com.br